O Paraná foi o terceiro estado em quantidade de estupros, segundo o 8.º Anuário de Segurança Pública, divulgado ontem. Os números se referem ao ano passado, quando foram registrados 3.584 crimes dessa natureza pelas polícias Civil e Militar paranaenses. Fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, em números absolutos.
Se considerada a proporção de quantidade de crimes por 100 mil habitantes, o Paraná caiu para a oitava posição, com taxa de 32,5, mas é o segundo das regiões Sul e Sudeste, atrás apenas do Rio de Janeiro (34,2) e na frente de São Paulo (27,4), que ficou na quarta posição nessas duas regiões. A média nacional foi de 25 vítimas de estupro por 100 mil habitantes. Os números não se referem somente a mulheres e englobam o que antes era considerado atentado violento ao pudor e atos libidinosos.
No País, foram registrados no ano passado 50.320 estupros, porém, pesquisas internacionais, indicam que apenas 35% das vítimas registram o crime, o que elevaria esse número para 143 mil estupros.