O Paraná é o segundo colocado no ranking nacional de apreensão de softwares piratas, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e ESA (Entertainment Software Association). Só em setembro, foram capturados mais de 90 mil CDs de programas de computador falsificados, o que representa um aumento de 42% em relação a agosto.

continua após a publicidade

De acordo com as entidades, foram realizadas 48 operações em grandes centros comerciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e na região de Foz do Iguaçu, no Paraná. O estado de São Paulo lidera o ranking com 33.192 unidades de mídias apreendidas, seguido pelo Paraná (23.974) e Rio de Janeiro (21.820).

“Em 2011 temos conquistado resultados cada vez melhores no combate à pirataria de software, consequência de uma série de fatores como o trabalho conjunto desenvolvido pelas diversas esferas da polícia e a maior conscientização da população”, comenta Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da ABES. “Ao todo, em setembro, conseguimos retirar do ar nove sites e 613 anúncios destinados a esta finalidade”, complementa.

continua após a publicidade