No primeiro semestre do ano passado, foram registrados no Paraná 182 ocorrências de natureza criminosa (roubos, furtos, explosões, etc) em ambientes de instituições financeiras. O aumento de crimes em relação ao primeiro semestre do ano anterior é pequeno. Em 2010, foram registrados 179 casos.

continua após a publicidade

De janeiro a julho do ano passado, a Delegacia de Furtos e Roubos registrou uma média de duas ocorrências por semana de furtos em caixas eletrônicos em Curitiba e Região Metropolitana. Já os roubos nas saidinhas de banco foram duas vezes maiores.

“Estrangeiros”

No que se refere a crimes contra estas unidades bancárias, o delegado Rodrigo Brown de Oliveira afirmou que este tipo de delito era em grande parte praticado por criminosos de outros estados. “Eles acabam vindo para cá, fugindo das autoridades de seus estados para desbravar novas fronteiras”, disse. O delegado afirmou ainda que as quadrilhas conhecidas por “gangues do maçarico” tinham quase a metade de seus integrantes importados de Santa Catarina e São Paulo.

continua após a publicidade

O delegado Amarildo Antunes, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), disse que “o crime é um negócio para os marginais. Eles migram de negócio para negócio dependendo de onde rende mais”.