A Polícia Federal prendeu dois paraguaios sob acusação de tráfico internacional de entorpecentes, no início da noite de sexta-feira, 16 de março, na aduana da Ponte da Amizade, limite fronteiriço com o Paraguai.
Ação aconteceu por volta das 18h, durante fiscalização de rotina na pista de entrada para o Brasil, quando policiais federais de plantão naquele local, abordaram um triciclo de carga (motocicleta com carroceria), conduzido pelo cidadão paraguaio E.F.V.C., 32 anos, residente em Ciudad Del Este. Ao iniciar a vistoria, referido cidadão tentou empreender fuga, mas foi contido pelos policiais.
Diante de tal comportamento, os policiais federais abaixaram todas as grades da carroceria do triciclo, sendo possível sentir o odor característico de maconha e visualizar que o assoalho da carroceria estava solto e no interior do compartimento debaixo daquele local, estavam escondidos vários tabletes da substância entorpecente, com o peso aproximado de 185.100 gramas.
Quase que simultaneamente, outra moto com as mesmas características, tentava adentrar em território nacional. Verificou-se que a mesma era conduzida pelo nacional paraguaio R.A.R. 19 anos, residente em San Lorenzo e também transportava “maconha”, com o peso aproximado de 101.200 gramas.
Os dois detidos foram encaminhados, para a PF de Foz do Iguaçu, onde foram indiciados pelo crime de tráfico internacional de entorpecentes, podendo, em caso de condenação, cumprir uma pena de reclusão de até 15 anos, podendo ser aumentada de 1/6 a 2/3, tendo em vista a transnacionalidade do delito.
A droga, com peso total de 286.300 gramas, encontra-se em depósito aguardando autorização judicial para sua incineração.