Paraguaio preso com 200 mil maços de cigarros

A Policia Federal apreendeu no início da madrugada desta quarta-feira (20), no Lago de Itaipu, um barco carregado com 200 mil maços de cigarros de origem estrangeira, introduzidos ilegalmente em território nacional.

A ação aconteceu no Lago de Itaipu, na região de Santa Terezinha de Itaipu. Os policiais federais, em dado momento perceberam a vinda de uma embarcação originária do Paraguai sentido Brasil, que seguiria para região conhecida como porto da Paulista. A embarcação foi abordada na margem brasileira, após perseguição e tentativa de fuga.

O barco considerado de grande porte, com aproximadamente 10 metros de comprimento, propulsionado por um de 200 HP, estava totalmente carregado com 400 caixas de cigarro estrangeiro.

O piloto do barco, E.H.G.G., 34 anos, de nacionalidade paraguaia, foi preso em flagrante e indiciado pelo crime de contrabando/descaminho. Encontra-se custodiado à disposição da Justiça Federal. O valor estimado da apreensão é de R$ 180 mil.

O barco e a mercadoria apreendida foram encaminhados para a Receita Federal do Brasil para contabilização e aferição dos tributos que deixaram de ser recolhidos com a importação ilegal.