Dalton França, 46 anos, e seus filhos Fernando de Oliveira França, 21, e Leandro França, 25, foram presos na tarde de quarta-feira por investigadores do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) no interior de uma residência na Rua Salvador, bairro Cajuru. No local foram encontradas diversas pistolas, pequena quantidade de maconha e no quintal da casa dois pés da erva plantados. Devido ao flagrante, pai e filhos foram autuados por porte ilegal de arma e tráfico de drogas.
De acordo com o delegado Marco Antônio Goes Alves, o Cope recebeu informações que, na casa, estavam sendo comercializadas armas para traficantes do bairro Cajuru. Os policiais foram até o local e durante a abordagem encontraram Leandro fumando um baseado (cigarro de maconha). A vistoria se estendeu a toda a residência e foram localizadas, no quarto de Leandro, duas pistolas calibre 380, dois revólveres calibre 22 e 38 e munição. As armas estavam escondidas embaixo do berço de um bebê. No quarto do irmão dele foram encontradas uma pistola 635 e uma espingarda de pressão. Além do armamento, foram apreendidos vários telefones celulares de origem duvidosa, segundo a polícia, e três gramas de maconha.
Conforme o delegado, as armas foram trazidas dentro de uma caixa de som, da cidade Manacapuru (AM) pelos próprios detidos. Eles haviam vindo daquela cidade para Curitiba há três meses. Apesar da apreensão das armas, o delegado ressaltou que não há indícios para vincular os presos à denuncia que originou as buscas.