O constante furto de cabos de telefonia em Colombo, principalmente nas vilas Liberdade e Zumbi dos Palmares, causava transtornos à população e prejuízos à empresa Brasil Telecom. Assim a polícia local passou a procurar os responsáveis pelo furto e receptação. Na noite de segunda-feira, as investigações surtiram efeito. Josenilto de Souza Lopes, 20 anos, foi detido em sua residência, na Vila Liberdade, no momento em que queimava a capa dos cabos para a retirada do cobre. Na moradia foram encontrados mais de 500 metros de fiação telefônica. O cobre é revendido às lojas de sucata da região e o quilo do material vale, em média, R$ 20,00.
De acordo com o delegado Hamilton da Paz, responsável pelo flagrante, o detido contou que o responsável por levar os cabos a sua casa era o próprio pai, Natal de Souza Lopes. Natal, por sua vez, é funcionário de um empresa terceirizada que presta serviços para a Brasil Telecom – responsável pela instalação dos cabos telefônicos.
Diante da informação, os investigadores foram atrás de Natal, porém ele não foi encontrado em sua residência ou local de trabalho. ?O advogado dele entrou em contato e afirmou que Natal deverá se apresentar?, informou Hamilton da Paz. ?Caso contrário será solicitada a prisão dele à Justiça?, adiantou o delegado.
Esse foi o terceiro caso de prisão envolvendo furtos de cabos telefônicos em menos de um mês em Colombo. Josenilto foi autuado por receptação e permanece preso na delegacia do Alto Maracanã.