Briga entre vizinhos começou o fim de semana de violência em Curitiba e região metropolitana. Por volta de 21h de sexta-feira, Acir Matos, 27 anos, e sua filha, de 10, moradores na Rua Ivete Piglielli Cunha, Vila Alvorada, no Mossunguê, foram baleados pelo vizinho Manoel Bispo, 26. Pai e filha foram encaminhados ao Hospital Evangélico, onde Acir morreu às 5h40 de sábado.
A garotinha levou um tiro na cabeça e, até o início da tarde de ontem, permanecia internada, em estado grave.
O crime revoltou moradores da pequena rua sem saída. Armados com pedras e paus, ameaçavam linchar Manoel e depredar a casa dele. Segundo Cleidemir de Matos, irmão de Acir, já fazia tempo que Manoel e o irmão dele, André, provocavam Acir. ?A gente se criou junto, mas, depois, eles começaram a se desentender, e virou nisso?, comentou Cleidemir. Ele disse também que Manoel era acostumado a intimidar as pessoas da rua mostrando o seu revólver.
Enquanto Acir e sua filha eram socorridos pelo Siate, policiais militares do 13.º Batalhão detiveram Manoel e negociavam com André, para que ele se entregasse. Maria de Lurdes Bispo, mãe de Manoel, contou outra versão. Segundo ela, os filhos nunca tinham andado armado, mas, depois que foram ameaçados por Acir e outros moradores da rua, tiveram que mudar de conduta. ?André é trabalhador, tem uma marcenaria na casa dele. O Manoel já teve passagem pela polícia, mas dessa vez agiu para se defender?, contou a mãe.
Com mais de uma hora de conversa, gritarias e ameaças, André se rendeu e foi levado juntamente com Manoel para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), anexo ao 8.º Distrito Policial, no Portão.