Local da tragédia é freqüentado por crianças e adultos. |
O calor da tarde de domingo foi o convite que levou Anderson Soares de Paula, 18 anos, a refrescar-se nas águas da Represa do Passaúna, em Araucária. O jovem morreu afogado por volta das 14h, poucos minutos depois de entrar na represa.
De acordo com o padrasto do garoto, Cícero Laurentino Ramos, Anderson pediu para que ele o levasse até a represa para nadar, já que o sol estava propício para o passeio. O homem, que mora com Anderson e o irmão dele, negou-se a levá-lo porque era muito longe, mas Anderson insistiu na idéia. “Nós moramos no bairro Novo Mundo, em Curitiba. Ele queria muito vir, falou que colocava combustível no carro, e que se eu não aceitasse ele vinha de bicicleta. Então juntamos outros três amigos e viemos”, contou Cícero.
Afogado
Assim que chegaram no local, o jovem tirou a camisa e atirou-se nas águas da represa. Cerca de dez minutos depois ele afundou. “Eu avisei ao Anderson para tomar cuidado já que ele não sabia nadar. Quando ele desapareceu eu tentei pegá-lo, mas não consegui”, contou.
De acordo com o padrasto do jovem, durante 40 minutos várias pessoas pularam na água para tentar resgatar o garoto. Enquanto ele ligava para a polícia para pedir socorro, um dos freqüentadores do lugar conseguiu retirar Anderson da água. “Está foi a primeira vez que viemos aqui e por azar aconteceu a tragédia”, finalizou Cícero.
Com o calor as cavas são procuradas com freqüência pela população. Porém os bombeiros alertam para o perigo de afogamento, já que o fundo dos lagos são irregulares e possuem vegetação, que pode prender o banhista em um mergulho.