Os presos estão se mostrando cada vez mais ousados. As fugas que antes eram tentadas nos fins de semana e madrugadas, quando as delegacias estão com um efetivo bem reduzido, agora são feitas em pleno horário comercial. Doze homens tentaram fugir de uma das celas da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), no início da tarde de ontem. Usando uma faca improvisada, começaram a quebrar um buraco na laje.
Segundo o delegado Gerson Machado, titular da DFRV, a tentativa foi notada pelos investigadores por volta das 13h30, horário de delegacia cheia, com muitas pessoas pelos corredores. Os policiais ouviram o barulho das batidas na laje e viram o buraco.
O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) foi chamado e ajudou na redistribuição dos 12 homens nas celas restantes, para que o buraco fosse tapado.
Na noite de terça-feira, presos já tinham tentado fugir da DFRV. Para abafar o barulho das grades sendo serradas, eles simularam um culto evangélico, com gritos de aleluia e cantorias.
Punição
Diante da tentativa, todos os presos foram proibidos pelo delegado de receber visitas, andar pelos corredores da carceragem e de receber alimentação dos familiares. Só terão direito às refeições fornecidas pela delegacia e à visita de seus advogados.
Em suas oito celas, a DFRV abriga 140 presos, dos quais 17 já condenados e que deveriam estar no sistema penitenciário. Segundo explicou o delegado, que reclama da superlotação e está sempre solicitando transferências, se a Lei de Execuções Penais fosse levada à risca, apenas 16 homens poderiam estar custodiados lá.
