Um movimento em falso da máquina separou tragicamente dois velhos amigos ontem de manhã, no Xaxim. Durante o trabalho de limpeza de manilhamento, o servente José Naico, 41 anos, teve a cabeça esmagada pela concha da retroescavadeira operada pelo colega Felisbino Cunha de Souza, 48. O operário, que era funcionário da Secretaria Municipal de Obras Públicas, morreu instantaneamente, às 10h15.
Quatro operários foram destacados pela Prefeitura para o trabalho na tubulação de esgoto da Rua Henrique Pinto da Silva, Jardim Gramados, Xaxim. José Naico subiu na concha da retroescavadeira e foi conduzido à valeta aberta pelos outros funcionários, de onde retirava a terra com a pá. Para escavar do outro lado, o servente pediu ao operador para movimentar a máquina. “A concha mudou de repente. Não sei se ele bateu a cabeça no ferro ou ficou prensado no barranco”, disse Felisbino, ainda transtornado com a morte do colega, segundo ele, um “companheirão” de muitos anos.
O operador desempenha a função há 15 anos e considerou o acidente uma fatalidade. “Defeito na máquina não foi. Aconteceu”, disse, resignado, antes de ser levado pela PM à Delegacia de Delitos de Trânsito, onde será ouvido formalmente. A vítima era casada, pai de dois filhos e morava no Conjunto Monteiro Lobato, Tatuquara.