Com o trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns meses por policiais da delegacia de Piraquara, o índice de criminalidade tem baixado naquela cidade, segundo informações do superintendente Valdir de Córdova Bicudo. Ainda não é um índice ideal, mas em média, é registrado atualmente um homicídio a cada duas semanas. Nos primeiros quatro meses de 2003 a polícia local chegou a dar atendimento a quatro ou cinco assassinatos por semana, situação alarmante para uma cidade com uma população de aproximadamente 200 mil pessoas.
As operações preventivas ocorrem duas vezes por semana e contam com a participação das polícias Civil, Militar e Rodoviária Estadual. A última blitz policial aconteceu no sábado e teve como saldo a recuperação de duas motos roubadas, apreensão de um carro que apresentava irregularidades e detenção de quatro homens por uso de entorpecentes. O superintendente destacou a importância do trabalho desenvolvido pela juíza Rosicler Vigna Mandorlo, que tem auxiliado a polícia.
A Divisão de Polícia Metropolitana deverá implementar, nas próximas semanas, operações conjuntas envolvendo diversas delegacias da RMC. A próxima operação contará com a colaboração das delegacia de Pinhais, Piraquara, do Aeroporto Internacional, da Mulher e do Adolescente de ambos municípios. “Essa é a forma encontrada para minimizar as ações de marginais na Região Metropolitana”, explicou Bicudo. “As operações devem ser constantes”, concluiu.