Curitiba

Operações de combate ao tráfico de drogas prendem 32 pessoas

Uma megaoperação contra o tráfico de drogas foi deflagrada pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (11) em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral do Paraná e Foz do Iguaçu.  A operação “Miragem” prendeu 23 pessoas e cumpriu 26 mandados de busca e apreensão.

Além desta operação, em paralelo, a PM prestou apoio a uma operação do Gaeco, também contra o tráfico de drogas. O Gaeco prendeu nove pessoas e cumpriu 20 mandados de prisão e de busca e apreensão. Ao todo, 32 pessoas foram colocadas atrás das grades.

Além do tráfico de drogas, as operações tiveram como objetivo tirar de circulação foragidos da Justiça, armas e jogos de azar. A operação faz parte do grupo de ações que estão serão realizadas por conta da determinação do secretário de Segurança Pública do Paraná, Leon Grupenmacher, de intensificar o trabalho policial em todo o Estado.

Dos 23 presos na Operação Miragem, um foi em flagrante. Além dos nove presos na operação do Gaeco, os policiais aprenderam também 29 máquinas caça-níqueis e uma quantidade não informada de maconha. De acordo com a polícia, todas as investigações começaram no ano passado e foram realizadas pela manhã para pegar os criminosos de surpresa.

Um dos presos, no Litoral do Estado, foi o único que percebeu a chegada dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Bope. Fernando César Dias da Silva chegou a trocar tiros, mas foi preso. Ninguém ficou ferido.

Na região do Litoral, foram cumpridos 18 Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Judiciário, sendo 14 em Paranaguá, dois em Pontal do Paraná e dois em Matinhos.

Os mandados resultaram em 19 presos, duas armas de fogo apreendidas (calibre 38), 30 gramas de maconha, 5 gramas de cocaína e seis buchas de crack. Em Curitiba foram presos homens com passagens por roubo e também em flagrante com buchas de crack e cocaína. 

Foram apreendidas mais de 900 gramas de pasta base de cocaína em tablete, R$ 1.510,00 em dinheiro, uma balança de precisão, três aparelhos celulares, uma bucha de cocaína e outra de maconha. O material estava escondido dentro de um exaustor na cozinha de uma das casas vistoriadas.

Na região metropolitana, destaque para Araucária e Pinhais. Na primeira cidade, os policiais cumpriam mandado de busca e apreensão na casa de um homem, nada foi localizado, mas ele estava com mandado de prisão preventiva e foi preso e encaminhado à delegacia da cidade.

Em Pinhais, no jardim Weisópolis, um homem foi encaminhado à delegacia devido a um dos mandados. Em Foz do Iguaçu, as atividades também foram iniciadas às 6h, mas nos locais onde haveria o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, nada foi encontrado.