A Polícia Militar encerrou a Operação Vale do Ivaí, feita em conjunto com a Polícia Civil, com a prisão de 39 pessoas e cumprimentos de mais 41 mandados de prisão nas cadeias, além de 52 de busca e apreensão, todos emitidos pela Comarca de Ivaiporã. O trabalho começou quarta-feira (28) e foi finalizado na quinta-feira (29) para coibir o tráfico de drogas e outros crimes na região central do Estado.
O comandante do 10.° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ronaldo Antônio Maciel de Oliveira, explicou que o trabalho de levantamento durou cerca de seis meses. “Resultou na retirada deste grande grupo de pessoas das ruas e desmantelou esquema que atingia várias regiões do Estado. Com isso a população, com certeza, está mais tranquila”, desta o comandante.
“Foram detidas 80 pessoas por tráfico de drogas, associação ao tráfico, roubos e furtos, todos em decorrência dos mandados”, disse o capitão José Francisco Cardoso, comandante da 2.ª Companhia do 10.º Batalhão da PM, de Ivaiporã. Do total de pessoas detidas, 41 pessoas estavam presas em delegacias (ver listagem abaixo), mas receberam novos mandados de prisão. Os outros 39 foram detidos ao longo da operação (três deles policiais civis e um carcereiro) e encaminhados para as delegacias de Ivaiporã, Faxinal, Apucarana, São João do Ivaí, Araucária e Antonina.
“O resultado dos trabalhos foi muito positivo tendo em vista a integração entre as polícias Civil e Militar e, a detenção de pessoas de dentro das instituições mostra a transparência das ações da Segurança Pública”, garante o comandante do 10.° BPM, tenente-coronel Ronaldo Antônio Maciel de Oliveira. “A logística que existia, formatada pelo grupo, foi quebrada”, completa. “A ação também mostra que as polícias estão atentas.”
REDE – “Alguns presos que já estavam nas delegacias montaram uma rede de contatos fora dela”, disse o sargento Rinaldo Luiz Ferreira. Segundo informações, os policiais civis detidos e o carcereiro estavam envolvidos no esquema que partia de delegacias.
A ação concentrou-se em Ivaiporã, mas mandados foram cumpridos também nas cidades de Lidianópolis, Jardim Alegre, São João do Ivaí, Lunardelli, Maringá, Engenheiro Beltrão, Mandaguari, Apucarana, Jandaia do Sul, Antonina, Londrina e Araucária (todos no Paraná), além de um em São Pedro do Alcântara (SC). Estão em aberto ainda 22 mandados de prisão. Um dos procurados morreu antes da operação.
A PM contou com a participação de 144 policiais dos 4.º, 5.º, 8.º, 10.º, 11.º Batalhões e da 4.ª Companhia Independente situada em Londrina, e oito delegados e 50 policiais civis. Além disso, foram utilizadas na operação 47 viaturas da PM, sendo quatro delas do Pelotão de Choque do 5.º Batalhão da Policia Militar (BPM), e 21 veículos da Polícia Civil.
Nas ações em São João do Ivaí, a polícia apreendeu em poder de Vagner Aparecido Soares sete munições calibre 22 e seis galos de briga (utilizados em rinha); com Daniel Borges do Couto, foram encontrados R$ 955,00 em dinheiro trocado e 33 folhas de cheques com valores diversos; já com Fábio Ribeiro Rocha foram localizadas cinco munições calibre 22, três estojos calibre 38, um veículo GM Corsa com bloqueio judicial e um aparelho de celular marca Nokia; em poder de Sidnei Barboza do Couto foram encontrados um revólver calibre 32 Taurus, seis cartuchos calibre 32 intactos e uma motocicleta Honda Titan com placa adulterada.
Já nas apreensões de materiais em Ivaiporã, a Polícia Militar encontrou com Silvio dos Santos 30 gramas de maconha; em poder de João Cezar Pereira dos Santos, uma munição de fuzil calibre 762 e uma munição de pistola calibre 45 milímetros. Em Jardim Alegre, não houve apreensão de materiais, apenas prisões.