Nove pessoas foram presas na Vila Torres, bairro Prado Velho, em Curitiba, desde o início da operação especial, há dez dias. Segundo o coronel Jorge Costa Filho, comandante do Policiamento da Capital, a maioria das prisões aconteceu por envolvimento com o tráfico de drogas e entre os detidos estão três adolescentes.

continua após a publicidade

“Praticamente zeramos os problemas na região. Inibir o tráfico de drogas era o nosso maior objetivo e já o conseguimos. Vamos melhorar ainda mais a situação das pessoas que moram na Vila Torres ou transitam por ela”, disse o coronel Costa.

Além do reforço policial que atua na região desde 31 de outubro, a Vila Torres passou a contar com uma delegacia móvel da Polícia Civil, que funciona 24 horas para atender as ocorrências e dar orientações. A unidade está instalada na Rua Guabirotuba, em frente ao portão 3 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e é comandada por delegados que se revezam, de acordo com a demanda de suas unidades.

“Os índices de criminalidade tiveram queda acentuada. A delegacia vem conquistando seu espaço junto à população. Damos orientação para os cidadãos e encaminhamos para alguma unidade específica, quando necessário”, explicou a delegada Selma Braga, do 2.º Distrito Policial (Rebouças), que participa da escala de trabalho.

continua após a publicidade

Para o delegado-chefe da Divisão Policial da Capital, Walter Baruffi, o resultado tem sido muito satisfatório tanto para os moradores quanto para as pessoas que transitam por lá. Durante esses dez dias também foram apreendidas duas armas de fogo (um revólver e uma pistola), 80 gramas de maconha, 1 quilo de crack, 15 bolinhas de haxixe e dois veículos, que estavam irregulares com as normas de trânsito.

Participam da operação na Vila Torres policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Batalhão de Polícia de Trânsito (BRTran), Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone), Companhia de Polícia Choque, Cavalaria e diversas delegacias da Polícia Civil e batalhões da Polícia Militar

continua após a publicidade

A operação policial na Vila Torres começou em 31 de outubro, às 8h. Cerca de 50 policiais civis e militares, em 20 viaturas, participaram do início do trabalho, que não tem prazo para ser encerrado. A operação foi montada para atender à solicitação da comunidade de garantir a segurança da população e de todas as pessoas que circulam pela região.

Histórico

A Vila Torres é localizada na região central da cidade, próxima à Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), que liga a capital ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A região possui grande circulação de pessoas, especialmente na Rua Guabirotuba, que corta a vila ao meio. Essa mesma via também dá acesso a uma das maiores universidades do estado, onde estudam cerca de 30 mil alunos.

Outras operações já foram realizadas no local com o objetivo de assegurar a segurança dos moradores e das pessoas que circulam na região. Em 2005, uma grande operação envolvendo as polícias Civil e Militar permaneceu na Vila Torres por aproximadamente 26 dias, reduzindo o índice de criminalidade a zero.