Operação deflagrada ontem pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), em Itaperuçu, para cumprir 88 mandados de prisão e de busca e apreensão, levou 58 pessoas à cadeia.

continua após a publicidade

Todos são acusados de participar de esquema fraudulento, para receber empréstimos do Paraná Banco. Entre os presos, há funcionários municipais. Oito seriam mentores do esquema. Em quatro meses, estima-se R$ 1 milhão de prejuízo ao banco.

As investigações começaram há um mês, quando a instituição constatou irregularidades nos empréstimos. O banco havia firmado um convênio com a prefeitura de Itaperuçu, através da empresa Century Investimentos Ltda., para conceder empréstimos consignados a servidores.

Laranjas

continua após a publicidade

Para ter o dinheiro, o funcionário tinha que conseguir autorização do setor de recursos humanos da prefeitura e uma cópia do contracheque. Estes eram os documentos falsificados pela quadrilha, em nome de pessoas fictícias.

A maioria dos empréstimos era feita no limite liberado e os “laranjas” ficavam com pequena parte do dinheiro. Suspeita-se também da participação de funcionários da Century. As investigações seguem sob sigilo de Justiça, e por isso o nome dos presos não foram divulgados.

continua após a publicidade