Policiais do Núcleo de Repressão ao Tráfico de Drogas da Divisão de Narcóticos da Polícia Civil que atuam em conjunto com policiais militares na Operação Foz Segura anunciaram, nesta segunda-feira (27), a apreensão de aproximadamente 100 quilos de maconha. A apreensão foi realizada na noite de domingo (26). Nesta segunda-feira a Secretaria da Segurança Pública reforçou ainda mais o policiamento em Foz do Iguaçu, na segunda fase da operação.
A droga foi achada no porta-malas de um Monza, com placas de Estância Velha (RS), durante o patrulhamento no Jardim Jupira. Um condutor do veículo foi preso. Segundo o delegado Marco Antônio de Goes Alves, do Núcleo de Repressão ao Tráfico de Drogas em Foz do Iguaçu, Juliano Schneider da Silva, 19 anos, afirmou que não sabia a quem pertencia a maconha.
Para a polícia, ele disse ter sido contratado por um homem que conhece apenas como Maicon, somente para levar o carro, desde o Jardim Central até o Jardim Jupira. Pelo serviço, receberia R$ 150. A droga teria sido carregada no Jardim Jupira. Com esta apreensão já são 120 quilos de maconha retirados de circulação em Foz do Iguaçu, desde o início da Operação Foz Segura, em 20 de agosto.
Tráfico
O tráfico de drogas é um crime do qual derivam outros, principalmente contra o patrimônio e contra a vida. Conforme o delegado Marco Antônio, cerca de 90% dos homicídios ocorridos em Foz do Iguaçu estão ligados direta ou indiretamente ao tráfico de drogas. ?Reprimir o tráfico significa fazer diminuir os demais crimes?, afirmou o delegado. Ele explicou que foi por conta dessa necessidade, que a Secretaria da Segurança Pública criou o Núcleo de Repressão ao Tráfico de Drogas. ?Aqui, trabalhamos a partir da doutrina de inteligência para reprimir o tráfico de drogas?, observou Marco Antônio.