300 policiais

Operação em Curitiba e RMC prende sete pessoas

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná promoveu, na noite de sexta-feira (15) uma operação com as Polícias Civil e Militar para combater a criminalidade na região sul e norte de Curitiba, em Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande. Ao todo, 300 policiais participaram diretamente da operação, com cerca de 150 viaturas. Foram detidas sete pessoas e apreendido maconha, cocaína, crack e uma espingarda, além de 10 veículos com problemas na documentação.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, os pontos foram escolhidos a partir de estatísticas desenvolvidas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), que gerencia o Geoprocessamento Mapa do Crime. “O nosso principal foco é garantir a população de bem mais segurança e tranquilidade e foi com essa finalidade que esta operação foi desencadeada, assim como a da semana passada”, disse.

A ação foi dividida em três pontos: o primeiro nos bairros Barreirinha, Cachoeira e Abranches, com saída de Almirante Tamandaré, outro em Fazenda Rio Grande e o terceiro no Xaxim, Pinheirinho e Sítio Cercado, com saída do terminal do Pinheirinho. O objetivo foi combater os crimes contra a vida, o porte ilegal de arma, o tráfico de drogas e o furto e o roubo de veículos.

“Esta operação foi desenvolvida para intensificar o policiamento ostensivo de forma integrada nas áreas que apresentam maior nível de risco, com base na análise das estatísticas do Geoprocessamento. Na semana passada realizamos uma operação parecida em outros bairros e o resultado foi o registro de 60% a menos de chamadas para o número 190 da polícia nestas áreas”, disse o delegado adjunto da Divisão Policial da Capital, Vilson Toledo.

Ao todo, a polícia abordou 1273 pessoas nas ruas e 311 veículos, sendo que dez foram apreendidos por problemas na documentação. Sete pessoas foram detidas por tráfico e porte de drogas e arma. Foram apreendidos 72 gramas de cocaína, 6 gramas de maconha, 9 gramas de crack, além de uma carabina.

Segundo o delegado-chefe da Divisão Policial da Capital, Walter Baruffi, as abordagens foram feitas de várias formas. “Diversos carros foram parados e vistoriados. Abordagens de pessoas também foram realizadas para conferir antecedentes criminais e fazer revista com o objetivo de combater o tráfico de drogas”, disse.

De acordo com o coronel Jorge Costa Filho, comandante do Policiamento da Capital, o efetivo presente na operação foi de unidades policiais de Curitiba e Região Metropolitana. “Cerca de 100 policiais, entre civis e militares, participaram em cada um dos pontos”, informou.