Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) apreenderam, ontem, na Operação Falcão Peregrino, 500 toneladas de aço. Doze de 18 mandados de prisão foram cumpridos e a operação deve prosseguir.
“Cumprimos 46 mandados de busca e apreensão e continuamos procurando as seis pessoas que faltam”, afirmou o delegado-chefe do Cope, Hamilton Cordeiro da Paz.
Foram apreendidas 340 toneladas de aço em chapas e vergalhões em Ipatinga, Minas Gerais; 60 toneladas em Gravataí, Rio Grande do Sul, e outras 100 toneladas em Joinville, Santa Catarina. Além do aço, a polícia apreendeu caminhões, veículos, computadores e documentos, que serão periciados.
“Os presos serão conduzidos para Curitiba e todo o material apreendido será analisado”, disse o delegado. A operação foi realizada após três meses de intensas investigações. “O Cope passou a investigar esse caso devido ao grande número de queixas de roubo e desvio de cargas no Paraná”, explicou Hamilton da Paz.
Segundo ele, essa intervenção visa combater a receptação de cargas, o estelionato, a falsificação de documento público e particular, a formação de quadrilha e a sonegação fiscal.
Com a operação, a polícia espera diminuir o índice de roubo de cargas no Estado. “A ocorrência dos roubos e desvios de carga só se perpetuam pela existência de receptadores”, afirma o delegado.