O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizou na última quinta-feira (30/01) e sexta-feira (31) uma operação para combater furtos, roubos e arrombamentos em toda a Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com base em estudos que mapeiam as regiões com maior índice de criminalidade, a PM intensificou as atividades. No total foram 17 pessoas presas, dois veículos recuperados e outros dois apreendidos, além da apreensão de duas armas de fogo e drogas.
A operação teve por objetivo inibir a tentativa de arrombamento por meio de um policiamento reforçado, apoiando as unidades de área em ocorrências de maior periculosidade, como confronto armado, roubo, latrocínio, cumprimento de Mandados de Prisão e busca e Apreensão. Mais de 80 policiais militares, integrantes das subunidades Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), da Companhia de Choque e da Companhia de Operações com Cães (CANIL).
Ao todo, 720 pessoas e 96 veículos foram abordados. Os policiais apreenderam também uma espingarda e um revólver calibre 38 com cinco munições. Além disso, foi apreendido 1,1 kg de maconha, duas buchas de cocaína, 22 pedras de crack e 1,550 kg da mesma droga. Quatro adolescentes foram apreendidos durante as ações do BOPE. Foram realizados ainda 12 Termos Circunstanciados (TCs), em que o autor do crime responderá à Justiça posteriormente.
A unidade especial da PM está 24h por dia à disposição da população para atuar em qualquer tipo de risco, desde confronto armado e resgate de reféns até o manuseio de bombas e explosivos. Os policiais recebem treinamento especial e tem realizado cursos no exterior para aperfeiçoar ainda mais a atuação do BOPE no Paraná.