A operação que busca os “jacus boys” voltou a ser feita em Curitiba. Neste domingo (07), no Parque Tingui, 57 autos de infração de trânsito, 11 motos e três carros foram recolhidos. A operação é um trabalho conjunto entre a Guarda Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
Segundo balanço divulgado pela Setran foram abordados 98 motoristas, em 70 motocicletas e 28 carros. O objetivo da “Operação Paz nos Parques” é de coibir problemas perturbação de sossego, que acabam acontecendo nos parques, principalmente nos fins de semana, por causa da grande aglomeração de pessoas.
Dessa vez, os problemas de trânsito, no caso a falta de licenciamento pago dos veículos, foi a principal infração registrada, conforme informou o coordenador de fiscalização da Setran, Josiel Martins. “Para se ter uma ideia, uma das motos apreendidas não tinha a regularização renovada desde 2006, ano em que ela foi comprada”, disse.
Todos os veículos que estavam sem o pagamento do licenciamento precisaram ser recolhidos ao pátio da Setran. Para recuperá-los, os motoristas terão que regularizar a situação de seus veículos, com o pagamento de todo o valor atrasado e as taxas, inclusive de permanência no pátio.
Rotina
A operação vem sendo realizada periodicamente em Curitiba. Este ano, foram realizadas outras duas: a primeira, em abril, no Parque Passaúna, e a segunda no Parque Barigui, em maio, com a Polícia Militar.
Neste domingo participaram da operação oito agentes da Setran. A Guarda Municipal esteve presente com oito viaturas e 25 guardas.
A operação deve continuar e será feita em todos os parques da capital. De acordo com o inspetor Claudio Frederico, diretor da GM, é importante também que a população denuncie as situações de perturbação se sossego, pelo fone 153, para conhecimento da Guarda Municipal.