Fraude

Operação combate crimes contra a Previdência Social

A Polícia Federal desencadeia nesta terça-feira (17), a “Operação Vidência” com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava fraudando a Previdência Social em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Goiás. Até o momento 11 pessoas já foram presas.

A organização confeccionava ou utilizava-se de documentos falsos, como certidões de casamento, RG’s, atestados de óbitos, procurações, dentre outros, com a finalidade de obtenção indevida de benefícios de pensão por morte junto à Previdência Social.

Com tais documentos falsos, a organização investigada criava “pessoas fictícias”, pagava duas ou três contribuições sociais em nome delas e, com isso, vinculavam-nas ao Regime Geral da Previdência Social. Logo em seguida, as pessoas “ficticiamente criadas” faleciam e garantiam a seus dependentes (também “fictícios”) o benefício de pensão por morte, o qual era sacado pelos integrantes da organização criminosa. O passo seguinte consistia na obtenção de empréstimos consignados junto a instituições financeiras, utilizando-se dos benefícios previdenciários auferidos fraudulentamente.

Estima-se que, se a organização criminosa continuasse atuando, o prejuízo aos cofres da Previdência Social poderiam atingir o montante de R$ 32.000.000,00 (trinta e dois milhões de reais), isto sem contar o prejuízo causado a instituições financeiras públicas e privadas.

Cerca de 90 Policiais Federais participam da operação em São Paulo, (capital), São José dos Campos/SP, Rio de Janeiro/RJ, Campos dos Goytacazes/RJ, Recife/PE, Salvador/BA e Goiânia/GO.

O nome “Vidência” é uma alusão à capacidade dos integrantes da quadrilha de, ao criarem ficticiamente segurados e dependentes da Previdência Social, já anteverem as suas mortes, com vista ao recebimento indevido do benefício de pensão por morte.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna