Mais de 38 mil pessoas foram abordadas durante a décima edição da megaoperação conjunta “Nhapecani” que contou com a participação de 1,7 mil policiais militares, sendo 400 somente em Curitiba e Região Metropolitana, além de efetivos da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Receita Estadual e Guarda Municipal.
As ações também resultaram na apreensão de 9.338 pedras de crack, 45,983 Kg de maconha e 26 armas de fogo, além de 179 pessoas detidas e 716 veículos apreendidos.
A operação foi lançada na tarde desta quinta-feira (31), em Curitiba, pelo Comandante do 1º CRPM, coronel Milton Isack Fadel Junior, e seguiu até a noite deste domingo (03).
“Nos últimos dias percebemos um aumento no índice de homicídios, na capital principalmente, e tivemos a operação voltada para isso, sem esquecer os demais crimes. Em Curitiba focamos no bairro Parolin e na área da Vila Torres, onde tivemos algumas ocorrências desse tipo, aumentando o policiamento na região”, explicou.
Durante as ações foram realizados 270 pontos de bloqueios no estado com batidas e abordagens, fiscalizando veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais, em busca de armas, drogas e foragidos da justiça.
A megaoperação, que está na sua décima edição, visa diminuir o número de criminalidade em todo o estado, como homicídios, latrocínios, lesões corporais, furtos e roubos.
“Nosso setor de inteligência trabalha na coleta de informações e no estudo dos casos para que nós pudéssemos atuar com a tropa ostensiva. As ações consistiram na concentração de efetivo da Polícia Militar e de outros agentes de segurança do estado, de forma a agir simultaneamente em todo o território do estado”, afirma o coronel Fadel.