Operação apreende 22 armas usadas para caça

Policiais militares do Batalhão Ambiental apreenderam 22 armas e detiveram cinco pessoas, na sexta-feira (11), em Bocaiuva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação faz parte da Operação Caápua, lançada em junho, pra combater crimes contra o meio ambiente, principalmente caça ilegal, depredação e pesca predatória.

“Trata-se de uma ação conjunta com a população que, através de denúncias, possibilita buscas cada vez mais eficazes por parte da PM, já que 70% do nosso trabalho são verificar essas informações. Com a ajuda da comunidade a vitória é de todos, mas principalmente do meio ambiente que conserva sua biodiversidade”, afirma o coronel João Alves da Rosa Neto.

A ação de sexta-feira (11) começou no bairro Bocaina, onde a PM apreendeu uma espingarda de caça, calibre 20, e munições com Valdomiro Ribas de Oliveira. Em outra fazenda, foram apreendidas uma espingarda de caça Rossi, calibre 32, uma espingarda de caça CBC, calibre 22, uma espingarda de pressão, calibre 4,5, e munições de diversos calibres, além de um carregador de calibre 22 e uma luneta de mira. O proprietário dos materiais e caseiro da propriedade, Gilmar de Jesus Manger, 36 anos, também foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao meio Ambiente (DPMA).

“Para se ter ideia, uma arma apreendida garante a preservação de sete animais, que poderiam ser mortos em um mês. Além da sobrevivência, garantimos, consequentemente, a reprodução das espécies”, lembra o coronel Rosa Neto. Ele também ressalta que a apreensão de armas contribui para evitar furtos, assaltos e atentados contra a vida.

Na área rural de Bocaiúva do Sul foram localizados ainda mais 14 espingardas, uma carabina, uma garrucha, dois revólveres e munições de diferentes calibres. Também foram encaminhados para a delegacia, suspeitos por porte ilegal de arma, Odair José Taborda, 32, Antonio Ramos de Lima, 48 e Gonçalo Taborda Ribas, 61 anos.

“Nossa meta é a prevenção de crimes ambientais através da conscientização. Por isso é fundamental a retirada de caçadores, palmiteiros, pescadores em situação irregular e depredadores do cenário ambiental. E a operação Caápua é um sucesso graças às denúncias da população junto ao Disque Força Verde”, reforça o tenente Gustavo Arriola Maingué.

As denúncias sobre caça ilegal, corte irregular de árvores e outros crimes ambientais podem ser feitas diretamente pelo telefone: 0800-6430304. A ligação é gratuita, durante as 24 horas do dia. A identidade de quem denuncia é mantida em sigilo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna