Um ônibus ligeirinho desgovernado invadiu a loja Pernambucanas, na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba na manhã desta quinta-feira (10). Segundo as informações iniciais da Polícia Militar, dois homens morreram e cerca de 30 pessoas ficaram feridas.
De acordo com a PM, o motorista da linha Colombo-CIC não conseguiu fazer a curva em frente à Catedral e perdeu o controle do veículo. O ônibus bateu em um carro e invadiu uma das portas de entrada do estabelecimento por volta de 11h30. O motorista José Aparecido Alves, 49 anos, foi encaminhado com ferimentos leves ao Hospital Cajuru.
Edison Pereira da Silva, de 55 anos, estava no ponto de ônibus em frente à loja quando foi atingindo de frente e morreu no local. No momento do atropelamento, um dos pés de Silva foi decepado e lançado longe. A outra vítima fatal, Carlos Alberto Fernandes Brantes, 63, faleceu no helicóptero a caminho do hospital. Os outros feridos que foram encaminhados de helicóptero ao Hospital Angelina Caron foram Claudete Pimentel da Silveira, 30 e Marilene Félix dos Santos, 28 – ambas não correm risco de morte.
Outras pessoas que caminhavam pela calçada e clientes do estabelecimento foram atropelados, três deles ficaram em estado grave. O motorista do carro ficou preso nas ferragens. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Evangélico, Hospital do Trabalhador e Hospital Angelina Caron.
Além de cerca de dez ambulâncias, dois helicópteros foram deslocados ao local para ajudar no atendimento às vítimas graves. Como o horário é de grande movimento na região central, muitas pessoas se aglomeram no local, causando um grande tumulto. Algumas quadras próximas à loja estão fechadas e ocasionam grande congestionamento nas redondezas.
Por volta de 12h30, todos os feridos já haviam recebido atendimento. De acordo com informações de passageiros que estavam no ônibus no momento do acidente, o motorista teria sofrido um mal súbito.
O ônibus foi retirado do local aproximadamente às 14h30 e encaminhado ao pátio do Departamento de Trânsito (Detran). O ligeirinho, de acordo com a Urbs, estava com a vistoria obrigatória em dia. Segundo a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), as ruas foram totalmente liberadas perto de 15h30.