O feriado começou de forma trágica para um grupo de turistas de Londrina. O ônibus em que eles viajavam seguia para Guaratuba quando, na madrugada de ontem, perdeu o freio e tombou próximo ao Viaduto dos Padres, na BR-277. O acidente deixou cinco pessoas mortas e outras 34 feridas.
Três pessoas morreram no local: o garoto Gustavo Reis, 9 anos, Márcia Aparecida Raposo, 30, e Cirene dos Santos Dias, 75. Outras duas passageiras, Geralda Alves de Souza, 65 anos, e Maria do Carmos Stok, 60, faleceram no Hospital Cajuru.
Manobra
Passageiros contaram que, por volta das 4h30 da madrugada, sentiram o ônibus bater duas vezes na traseira de outro coletivo, que seguia na frente. O motorista Jair Antônio Afonso havia percebido que estava sem freio e tentava uma manobra junto ao outro ônibus para conter o veículo na descida. “Mas o outro motorista não entendeu o que estava acontecendo e saiu para a direita, abrindo a pista para nós”, contou o estudante Fábio Souza Fileto, 19 anos.
Jair, então, jogou o ônibus para o barranco, ainda tentando freá-lo. O impacto fez o veículo tombar sobre o lado esquerdo. Um outro passageiro contou que as pessoas que ficaram em pé, tentando entender o que acontecia, foram as que mais se machucaram. O motorista Jair teve ferimentos leves. O garoto Gustavo morreu prensado sob o ônibus. Tudo indica que ele foi arremessado pela janela no momento da queda do veículo.
Vítimas
Os feridos foram encaminhados para o hospital de São José dos Pinhais e ainda para os hospitais Cajuru, Evangélico e do Trabalhador, em Curitiba. Geralda Alves de Souza já chegou morta ao Cajuru. Os corpos das três vítimas que morreram no local do acidente foram encaminhados para o IML de Paranaguá.
O ônibus Scania 89, placas AIB-3818, de Jataizinho (PR), tinha saído de Londrina às 21h30 de quarta-feira e regressaria amanhã com o grupo de turistas. O veículo pertence à Jataitur Turismo.