Passageiros de um ônibus que vinha de Londrina para Curitiba foram vítimas de um assalto na madrugada de segunda-feira. Por volta das 0h40, no quilômetro 15 da PR-445, entre os municípios de Tamarana e Faxinal, quatro homens armados com um fuzil e uma pistola obrigaram o motorista do ônibus da Viação Garcia a parar dando três tiros para o alto. Depois o veiculo foi desviado para uma estrada de terra.
Os 42 passageiros tiveram dinheiro, celulares, roupas, computadores portáteis e outros objetos pessoais roubados. A ação durou cerca de uma hora e meia. Os assaltantes foram embora às 2h, levando também a chave do ônibus. O motorista recebeu uma coronhada de fuzil na cabeça, mas os assaltantes não feriram nenhum passageiro. O condutor foi atendido pela polícia após o assalto e passa bem.
Após a ação, o motorista, mesmo ferido, juntamente com um dos passageiros, andou por cinco quilômetros até encontrar um caminhoneiro que os ajudou a chamar a polícia. As vítimas foram encaminhadas para a 10.ª Subdivisão Policial, em Londrina, só registrando o boletim de ocorrência depois das 6h30. De acordo com a empresa, apenas 22 passageiros continuaram a viagem em outro ônibus da Garcia. Os outros 20 desistiram de viajar.
Variação
A Polícia Civil informou que investiga o caso, mas que não é comum ônibus de passageiros serem assaltados dessa forma. A maioria dos alvos são ônibus de sacoleiros vindos de Foz do Iguaçu, devido ao valor da carga. De acordo com o assessor-geral da Viação Garcia, Edson Cabrera, é a primeira vez que a empresa sofre com esse tipo de ação. ?Já fomos assaltados antes, mas normalmente os assaltantes fazem parte dos passageiros. Dessa vez foi tudo muito bem planejado?, afirma. Cabrera diz que teme que essa seja uma nova modalidade de roubo.
O assessor explica que o seguro que os passageiros pagam juntamente com as passagens não cobre roubos, por isso a empresa não tem obrigação de ressarci-los pelas perdas.