Pelo terceiro mês seguido, a violência cresceu em Curitiba e região. Foram 142 assassinatos em setembro, quase 11% a mais que o mesmo período do ano passado. Os primeiros três meses do segundo semestre registraram 439 mortes, número assustador se comparado a 2010, quando o mesmo trimestre teve 384 crimes fatais. No total do ano, ainda há redução da violência, graças ao primeiro semestre, que apresentou índices bem mais baixos que o ano passado.
No mês passado, a criminalidade foi maior na região metropolitana, principalmente em São José dos Pinhais, que teve 25 assassinatos. Piraquara e Pinhais também registraram homicídios acima da média. Outro município que preocupa é Mandirituba, que apesar da pouca população (cerca de 22 mil), é o terceiro mais violento da região metropolitana, atrás apenas de Almirante Tamandaré e Piraquara.
Melhora
Em Curitiba, foram 59 casos (51 homicídios, três latrocínios e cinco mortes em confrontos com a polícia). O número é mais baixo que a média mensal e 35% menor que no mês anterior, quando 91 pessoas foram assassinadas . A redução se deve, principalmente, à diminuição dos crimes em bairros costumeiramente violentos, como Cajuru, Sítio Cercado, Novo Mundo, Pinheirinho, Xaxim, Ganchinho e Prado Velho. O Tatuquara destoou e registrou 10 assassinatos em setembro.
No ano, já são 93 mulheres e 1.201 homens assassinados. Foram 47 suspeitos mortos em confrontos com a polícia, todos do sexo masculino.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)