Pela primeira vez, desde julho, a violência em Curitiba e região deu pequena trégua e o índice de assassinatos diminuiu. Foram 128 mortes no mês passado, 9,2% a menos que em setembro, e redução de 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. A diminuição quebra a série de três meses seguidos de alta na violência. No total do ano, a redução é de quase 9% com relação a 2010.
Em outubro, a queda se deu principalmente na capital, que registrou o menor índice de assassinatos desde maio do ano passado. Foram 53 casos: 45 homicídios, uma lesão corporal seguida de morte, dois latrocínios e cinco mortes em confrontos com a polícia. Os bairros mais violentos foram Cidade Industrial, Tatuquara e Boqueirão, enquanto que o Cajuru, que tem média de quase cinco assassinatos por mês, registrou apenas um crime dessa natureza.
Colombo
Na região metropolitana, a violência fez 75 vítimas fatais, liderada por Colombo, palco de 19 assassinatos, e Piraquara, com 13 mortes. São José dos Pinhais teve redução de 75% na comparação com setembro.
Sete suspeitos morreram em confrontos com a polícia – cinco em Curitiba e duas em Colombo. No ano, já são 54 mortos pela polícia, todos do sexo masculino.
Cerca de 45% dos assassinatos de outubro aconteceram nos fins de semana e as terças-feiras foram os dias mais “tranquilos”, com nove mortes. Apenas duas vítimas de outubro eram mulheres. No ano, já são 95 do sexo feminino e 1.326 homens.