Muitas famílias que perderam entes queridos em acidentes de trânsito ou de maneira trágica estão conseguindo apoio emocional e espiritual nas reuniões semanais que acontecem na Igreja do Evangelho Eterno, conhecida como Igreja no Balão, no bairro Alto da XV, em Curitiba.
Os encontros fazem parte de um núcleo de apoio montado pela família Yared, que no ano passado perdeu Gilmar Rafael Yared em um acidente de trânsito de grande repercussão nacional, no dia 7 de maio do ano passado.
Semanalmente, entre 60 e 70 pessoas se reúnem para encontrar força e tentar seguir enfrente. São casos de mães e pais que perderam seus filhos em situações trágicas e que precisam de apoio para refazer suas vidas.
Há aqueles que passam ainda por mais dificuldades. Além de não ter mais o filho ou a filha, enfrentam problemas financeiros, pois quem mantinha a casa morreu em um acidente de trânsito.
Um dos casos atendidos no núcleo é de uma mãe que só ficava na cama depois que o filho morreu. Após algumas reuniões, ela retomou as atividades normais e os próprios familiares relataram que a mãe já era uma outra pessoa.
“Essas reuniões visam o fortalecimento, liberar o perdão, aliviar o fardo. Não significa que não precisa haver justiça”, comenta Gilmar Yared, pai de Gilmar Rafael. “Isso também não implica em não chorar, em não sentir saudade, em não sentir angústia de não ter o filho”, completa Cristiane Yared, mãe da vítima.
Tudo começou com a identificação que muitas famílias tiveram com o caso do acidente de Gilmar Rafael, no qual também morreu Carlos Murilo Almeida. Elas procuravam Cristiane em casa, pelo telefone, pelo celular. As histórias relatadas mais a experiência recente fizeram Cristiane concluir que não há uma estrutura para atender estas famílias.
“Muitas pessoas não têm para onde ir, ficam desamparadas. Nos procuravam para tudo, para ajudar com advogado, para pedir dinheiro. Mas muitas queriam um abraço, queriam desabafar’, explica. As reuniões vão acontecer na igreja até que haja uma sede própria.
Além das conversas, voluntários ajudam na orientação jurídica e auxílio psicológico para os familiares das vítimas. Mas o foco ainda é o apoio espiritual e emocional, diante das condições existentes hoje.
A família Yared necessita de ajuda estrutural para levar este projeto adiante. Eles são representantes no Paraná da organização não-governamental Trânsito Amigo, montada por Fernando Diniz, no Rio de Janeiro, após a morte de um filho em um acidente. Também houve contato com autoridades políticas para tentar uma assistência, mas nada de concreto ainda aconteceu.
Enquanto isto, quem tiver interesse pode participar as reuniões, que acontecem todas as terças-feiras (menos hoje), às 20h. O endereço é Rua XV de Novembro, 2425. Mais informações pelo telefone 9965-9702.