O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (Sidipol), Jairo Amodio Estorilio, pediu apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB) na tramitação do projeto que regulamenta o novo estatuto da Polícia Civil no Paraná.
O novo estatuto foi entregue ao secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, no início de novembro e deverá tramitar pelas secretarias de Administração, da Fazenda e do Planejamento para, na sequência, ser analisado pelo governador Beto Richa, para posterior envio à Assembleia, no início de 2012.
Estorilio explicou que o atual estatuto, regido por uma lei de 1982, está desatualizado e recebeu várias emendas. A intenção do Sidipol é fazer um estatuto totalmente reformulado. “É uma legislação completa que envolve a questão dos subsídios e também cria novas classes dentro da Policia Civil, além da equiparação salarial com os procuradores do Estado, entre outras medidas que irão melhorar as condições de trabalho dos policiais civis”, explicou Estorilio.
Rossoni disse que o Legislativo está à disposição para que o projeto seja bem discutido e que audiências públicas poderão ser realizadas para que o entendimento seja alcançado. “É uma questão complexa e que vai gerar muitos debates, mas o presidente do Sidipol pode contar conosco para a tramitação do projeto quando ele for protocolado nesta Casa”, afirmou Rossoni.