Surpreendido por fiscais da Urbs quando passava cartão transporte de isento na catraca do ônibus da linha Maria Angélica, um cobrador foi detido e encaminhado ao 10.º Distrito Policial (Sítio Cercado), onde foi indiciado em inquérito policial por apropriação indébita. Ele é o nono cobrador detido por aplicar o golpe.
O superintendente Nelson Bastos, do 10.º DP, informou que os fiscais constataram que o cobrador estava usando o cartão para liberar a catraca e comunicaram guardas municipais, que detiveram o cobrador. ?Ele foi ouvido e liberado. Agora vamos intimar o dono do cartão para ver se ele estava conivente com o golpe. Se constatarmos que era conivente também será responsabilizado?, disse Bastos.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, este é nono cobrador apanhado praticando o golpe. A primeira detenção aconteceu no dia 25 de julho, quando três cobradores de ônibus da empresa Santo Antônio foram flagrados na estação-tubo Cefet, na Avenida Marechal Floriano. No último dia 11, outro cobrador foi detido na Praça da Ucrânia, junto com outra pessoa que o auxiliava na prática do golpe. Na sexta-feira, foram detidos mais três cobradores sob acusação de praticar a fraude em Curitiba, e dois em São José dos Pinhais.
Golpe
A fiscalização da Urbs constatou que cobradores aplicam dois tipos de golpes. Em um deles, o funcionário usa cartão de isento de outra pessoa. O cobrador pega o dinheiro do passageiro, mas, para liberar a catraca, passa o cartão e fica com a passagem. Outra fraude constatada é a venda de créditos do cartão ao passageiro.