Os namorados João Carlos Morais, o “Zóio”, 31 anos, e Fabiana Aparecida Mendes, 32, apontados como autores do latrocínio (roubo com morte) que vitimou o mecânico Ernesto Plantes Machado, 78 anos, foram presos logo após o crime, na noite de 31 de dezembro, na Vila Braga, São José dos Pinhais, e apresentados ontem. Segundo a polícia, a vítima foi ferida com uma garrafada na cabeça e morreu no hospital.
De acordo com o delegado Osmar Dechiche, Ernesto estava sozinho, quando teve a casa invadida por João, que estava bêbado. O idoso teria reagido e foi golpeado com uma garrafa de espumante na cabeça.
João fugiu levando uma televisão, um ventilador, um relógio e roupas da vítima e foi preso por policiais militares no momento em que entregava os objetos para a namorada, que o aguardava nas proximidades.
Antecedentes
João já havia sido condenado por furto e estava com mandado de prisão em aberto, conforme explicou o delegado. “São pessoas dadas ao uso frequente de álcool que entraram de maneira desavisada na casa da vítima”, disse o delegado.
Na delegacia, João alegou que bateu na porta da casa da vítima, para pedir comida. “Estava bêbado. Pedi pão e ele me xingou e me deu uma vassourada. Dei só um soco nele. A garrafa caiu do lado. Fui um covarde”, afirmou João.
Fabiana afirmou que não teve participação no crime. “Ele me entregou os objetos logo que desci do ônibus. Não sabia que eram roubados”, alegou. O casal vai responder por latrocínio e permanece preso na delegacia.