UPS

Nº de homicídios e roubos cai na área da UPS Uberaba

“Não houve nenhum homicídio nos últimos 32 dias na área da UPS [Unidade Paraná Seguro] do Uberaba – a primeira instalada em Curitiba –, já no mesmo período do ano passado, foram registrados três homicídios”, garantiu a Comandante da unidade, tenente Caroline Costa. De acordo com ela, entre os dias 22/09 a 24/10 deste ano, também houve redução na quantidade de roubos em relação a 2011. “O número de ocorrências deste tipo caiu de sete para três, ou seja, 57% menos que no ano passado”, ressaltou.

<Noticias Relacionadas>

De acordo com ela, desde a implantação da unidade, os índices devem ser comemorados. “Houve redução no número de todos os crimes desde o início da UPS, principalmente estes dois, homicídios e roubos”, destacou a tenente Costa. Tais quedas na criminalidade devolvem a segurança aos 20 mil moradores da região e se deve, entre outros motivos, à confiança desta população na Polícia Militar.

“A ajuda da comunidade é essencial, as denúncias resultam em muitas prisões. Na segunda-feira [22/10], por exemplo, prendemos uma mulher que estava furtando um mercado porque a população nos denunciou rapidamente”, lembrou Costa. As informações podem ser passadas diretamente aos policiais da UPS ou de forma anônima, pelo 190 (emergência da PM) ou 181 (narcodenúncia).

A UPS Uberaba foi implantada no dia 01/03, como a primeira Unidade Paraná Seguro, e conta, além do reforço policial, com políticas públicas de ação social, geração de renda, contraturno escolar e melhoria da infraestrutura, como roçada em parques e praças e iluminação pública, para áreas degradadas em que for detectada a ausência dessas políticas públicas.