As primeiras mulheres a integrar o Corpo de Bombeiros se formam hoje, como guarda-vidas.
Elas estão entre os 122 novos habilitados a exercer o trabalho de segurança na praia ou no mar. Depois de quatro meses de atividades, que incluíram aulas teóricas, práticas e o estágio operacional na praia durante a Operação Viva o Verão, com a supervisão de guarda-vidas experientes, os formandos recebem o certificado às 11h, na praia de Caieiras, em Guaratuba. Durante o feriado da Páscoa, eles vão ajudar a aumentar o número de guarda-vidas no litoral.
De acordo com o comandante dos bombeiros, coronel Almir Porcides Júnior, na formação dos novos guarda-vidas a prioridade foi a técnica. "O bombeiro bem preparado dá maior confiança à nossa comunidade", disse ele.
O coronel lembrou que tanto o homem como a mulher bombeiro militar têm plenas condições de atuar em todas as áreas, independente da adversidade a ser enfrentada.
Para se tornar guarda-vidas, o bombeiro militar passa por seleção rigorosa. Começa pelo concurso, com fases teóricas e práticas e, a partir de então, começa a formação específica. A maior parte do treinamento é prática e ocorre durante o período de veraneio. Neste ano, a "novidade" foi as guarda-vidas, que integram a primeira turma feminina a ingressar no Corpo de Bombeiros e que, ao lado dos homens, fizeram parte dos 400 guarda-vidas que atuaram no litoral.