Brasília – O número de pedidos de transferência de presos para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, já ultrapassa a própria capacidade do local. A informação é do diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Maurício Kuehne. A penitenciária tem capacidade para 208 presos de alta periculosidade. Atualmente, conta com 141 detentos.
?O número de pedidos dos Estados, em trâmite na Justiça, já suplanta a capacidade do presídio de Catanduvas. O de Campo Grande já está prestes a atingir o número de pedidos?, disse Kuehne. A Penitenciária Federal de Campo Grande foi inaugurada em dezembro do ano passado e abriga atualmente três presos.
Kuehne explica que os pedidos dos Estados para a transferência dos presos são analisados pela Justiça. ?A transferência é uma determinação judicial e nós operamos administrativamente.?
A expectativa, segundo o diretor, é de que a terceira unidade do Sistema Penitenciário Federal comece a funcionar ainda em 2007. ?Estamos apostando seriamente que o presídio de Mossoró, no Rio Grande do Norte, comece a funcionar esse ano mesmo, porque a demanda já está grande?, afirmou.
Segundo ele, cerca de 70% das obras do presídio estão adiantadas. ?Estamos com várias providências administrativas em andamento, como aquisição de todos os equipamentos para montar perfeitamente a unidade?, disse. Kuehne afirmou também que o órgão já estuda a realização de concurso público para preenchimento dos cargos do presídio de Mossoró. (ABr)