MST ocupa duas fazendas no Sudoeste

O dia de ontem foi marcado por ocupações e desocupações de terra no Paraná. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez duas ocupações em Quedas do Iguaçu, no Sudoeste do Estado. Uma delas, a Fazenda Rio Grande, também conhecida como Três Elos, havia sido ocupada no ano passado e estava desocupada havia cerca de três meses, graças à reintegração feita por determinação da Justiça.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a ocupação aconteceu por volta das 2h. Entraram na fazenda cerca de cem pessoas excedentes do novo assentamento que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está montando na Fazenda Araupel. O superintendente regional do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, disse que vai tentar negociar para que os sem terra deixem o local, já que a fazenda é produtiva.

Quatro horas depois, cerca de 500 pessoas ocuparam a Fazenda Dona Hilda. Na fazenda há 4.500 cabeças de gado. Até a tarde, o proprietário não havia entrado com pedido de reintegração de posse. No MST, em Curitiba, não havia ninguém para dar informações.

Reintegração

Já a Polícia Militar cumpriu dois mandados de reintegração de posse nas fazendas Formiga, em Missal, a 80 quilômetros de Foz do Iguaçu, e Tamoio, que fica em Tamarana, a 40 quilômetros de Londrina. Segundo a PM, 162 policiais participaram da desocupação da Fazenda Tamoio. As vinte e três famílias que ocupavam a área desde o dia 19 de agosto foram encaminhadas para o assentamento Serraria. Já em Missal, cerca de 540 policiais PMs participaram da operação. Foram retiradas da área cerca de 400 pessoas que haviam ocupado a fazenda no dia 5 de agosto deste ano.

Nos dois locais, muitas famílias foram para as cidades próximas. Tanto as ocupações quanto as desocupações foram pacíficas. Desde o início de 2003, foram feitas 109 reintegrações de posse no Paraná, 17 somente em 2005.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo