Aos 67 anos, morreu ontem, no Hospital Nossa Senhora do Pilar, em Curitiba, vítima de insuficiência respiratória, o ex-comandante da Polícia Militar e ex-chefe da Casa Militar, Wantuil Borges (foto). O oficial, cuja carreira foi de destaque e reconhecimento, está sendo velado na Capela da Associação da Vila Militar (AVM) e será sepultado às 11h de hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.
Natural de Araquari, Santa Catarina, Borges cursou a Academia da Polícia Militar do Guatupê, em Curitiba, de 1958 a 1960. Foi subcomandante e comandante do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Ele alcançou a patente de tenente-coronel em 1983 e chegou a coronel três anos depois.
A chefia da Casa Militar, Wantuil Borges assumiu em 1974. De 1984 a 1986, ele foi comandante do Batalhão de Trânsito (BPTran). E em 1987 chegou a comandante- geral da corporação. Ao longo da carreira foi agraciado com medalhas como a da Cruz de Malta. Quando na reserva, Borges passou a exercer a profissão de advogado. Além da viúva Delgina França Borges, o militar deixa três filhos: Vanessa, William e Silmara Borges.