Moradores da Rua Rodolpho Senff, no Jardim das Américas, não estão satisfeitos com a maneira que alguns policiais militares trafegam e estacionam as viaturas. A sede da 2.º Companhia do 20.º Batalhão está instalada naquela rua e alguns moradores tiraram fotografias de veículos da PM estacionados em locais proibidos, prejudicando o trânsito, enquanto o pátio da companhia fica ocupado por automóveis particulares.

continua após a publicidade

Porém, a principal reclamação é que a aplicação da lei não é imparcial na vizinhança. Quando os moradores estacionam, mesmo que por alguns minutos na faixa amarela, alegam ser severamente cobrados pelos policiais, algumas vezes, com ameaça de multa.

“Alguns dias atrás um entregador parou o veículo na frente da minha casa, no mesmo local onde viaturas costumam ficar estacionadas por horas. Rapidamente um policial veio reclamar, com o bloquinho na mão, dizendo que ia multar o rapaz da entrega”, disse uma moradora, que preferiu não ter o nome divulgado.

A situação piora porque na mesma rua existe uma escola e condomínios. O trânsito fica complicado nos horários de pico, com as viaturas paradas.

continua após a publicidade

PM

O tenente Wagner de Araújo, comandante da companhia, explicou que a unidade funciona como central de entrega e recebimento de notificações e a movimentação de viaturas de outras companhias é intensa. “A prioridade do pátio é das viaturas e oriento minhas equipes a mantê-las estacionadas aqui dentro”, alegou o tenente, que disse não ter visto viaturas paradas irregularmente na faixa amarela.

continua após a publicidade

O tenente ainda disse que a faixa amarela, em ambos os lados da rua, foi pedido da companhia à Urbs, depois de consulta aos moradores locais, devido à dificuldade dos policiais saírem para atendimento de ocorrências, em horário de pico.

A assessoria de imprensa da PM explicou que se as viaturas não estiverem atendendo ocorrência, os policiais devem seguir as leis de trânsito como qualquer outro motorista. Os PMs que usaram as viaturas mostradas nas fotos serão identificados e vão receber advertência, de acordo com a assessoria.