Foto: Alberto Melnechuky

PMs estariam em busca de um foragido.

continua após a publicidade

Com as constantes situações de agressão e morte envolvendo policiais militares, a população começa a perder o medo e resolve denunciar ações que consideram truculentas. Na noite de terça-feira, por volta de 20h, segundo moradores, cerca de 12 policiais militares invadiram duas residências na Rua Wilson Stadler, no Pinheirinho. As vítimas afirmam que mulheres e crianças foram agredidas e ameaçadas. Os policiais alegaram que procuravam por Elton Willian, foragido da Colônia Penal Agrícola.

Segundo uma moradora que não quis ser identificada, as viaturas 6969, 6971 e 5763 estacionaram em frente a um mercado, a aproximadamente três quadras das residências invadidas. ?Eles vieram a pé e já chegaram arrastando a dona da casa pelos cabelos e ameaçando os meninos?, contou a mulher, que registrou queixa no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), anexo ao 8.º Distrito Policial (Portão). ?A gente foi ameaçada de morte?, completou.

Cavalo

Um menino de 11 anos, disse que é dono de um cavalo que pastava no terreno baldio, ao lado de uma das casas. ?Eles mandaram eu entrar e ficar quieto. Eu pedi para prender o meu cavalo antes que ele fugisse. um policial disse que se eu não entrasse ele ia me encher de tiro?, contou assustado.

Moradores reclamaram de agressão.

Segundo outros moradores da residência, não é a primeira vez que policiais invadem a casa para procurar Elton. ?Ele está desaparecido há mais de três semanas. Se a gente soubesse, entregava ele só para poder viver em paz?, completou outra mulher.

continua após a publicidade

A avó do rapaz procurado, contou que já foi ameaçada também e que os policias já a mandaram comprar um caixão e deixar guardado que ainda nesse mês ele seria morto.

?A gente sabe que ele está devendo para a Justiça, queremos que ele pague, mas vivo?, contou a mulher emocionada. O departa-mento de relações públicas do 13.º Batalhão da Polícia Militar, que atende a região, informou que a vítima fez bem em prestar queixa na delegacia, porque é a partir da denúncia que os inquéritos são instaurados. Também lembrou que é preciso identificar, além das viaturas, os policiais envolvidos nas ocorrências.

continua após a publicidade

Uma das viaturas citadas, a 6969, também foi denunciada por vizinhos de Felipe Osvaldo da Guarda dos Santos, 19 anos, morto na madrugada de domingo, durante abordagem policial. Segundo eles, os policiais dessa viatura, junto com os da 6968 e da 9507, intimidaram familiares e amigos da vítima, naquela tarde.