Buscas

Montanhista segue desaparecida na Serra do Mar

Hoje faz 17 dias que a montanhista Denise Ciunek, de Curitiba, desapareceu enquanto fazia o Caminho do Itupava, na Serra do Mar. Até agora ela não foi encontrada. O Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros do Paraná (Gost) continua em buscas, e não há previsão de suspendê-las, segundo informações do tenente Leonardo Mendes, da Comunicação Social da corporação. O caso já foi repassado para a Polícia Civil investigar.

“É preciso, agora, que a polícia levante outras hipóteses, pois praticamente toda a área do Caminho do Itupava já foi vistoriada. Sabemos que o histórico da região é de crimes”, afirmou. De acordo com o tenente, duas guarnições dos bombeiros procuram Denise (uma de Curitiba e outra do Litoral). Portanto, provavelmente as buscas sejam suspensas logo, já que quase a totalidade da região foi vasculhada. “Mas por enquanto não há previsão de quando isso será feito”, disse. Cada guarnição tem três ou quatro homens, dependendo da escala.

Os bombeiros estão surpresos com o desaparecimento, já que as informações repassadas a eles dão conta de que Denise era experiente, já tinha feito o Caminho do Itupava várias vezes, e inclusive nesta última vez tinha levado barraca e comida para emergências. Outra informação repassada aos bombeiros é de que Denise foi sozinha caminhar na mata. Segundo o tenente, a região tem uma trilha fácil, de lazer. “É uma região com trilhas bem demarcadas, não entendemos como ela possa ter se perdido”, comentou.

Denise iniciou a trilha no dia 19 de agosto. A intenção era ir até Morretes, no Litoral, e voltar no mesmo dia. Porém, ela desapareceu na mata. No dia 26 de agosto, os bombeiros foram acionados por uma vizinha da vítima, que percebeu que ela não tinha retornado para casa. Um montanhista que tentou ajudar nas buscas voluntariamente no dia 29 de agosto acabou se perdendo também, mas foi encontrado pelos bombeiros, ileso, um dia depois. O montanhista se perdeu porque seu GPS pifou no meio da mata.