Cibercrime

Modelo é vítima de chantagem pela internet

Uma modelo de 27 anos procurou, na manhã de hoje (19), o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) para denunciar ameaças feitas por um suposto agenciador que conheceu há de cerca de três meses. A polícia recolheu provas para descobrir a identidade do suspeito.

A jovem fez amizade com o falso agente pelo serviço de mensagens istantâneas MSN Messenger, que prometeu de R$ 3 a R$ 5 mil por fotos que ela enviasse. Os dois continuaram a manter contato e, sem ao menos ter marcado um encontro pessoalmente, a modelo confiou na lábia no desconhecido e chegou a mandar fotografias de biquíni.

Até que, certo dia, o agenciador pediu para que a jovem ligasse a webcam para que pudesse vê-la, de preferência, sem roupa. ‘Ela descobriu que ele já tinha trabalhado com modelos e começou a amizade. Quando o sujeito começou a pedir absurdos, ela desconfiou e não chegou a divulgar nada muito comprometedor‘, contou o delegado Demétrius Gonzaga de Oliveira.

Com a negativa da jovem, o homem começou a ameaçá-la. ‘Ele disse que ia postar as fotos que tinha dela de biquíni em sites e insinuou que ia atrás dela, pois sabia seu endereço‘, disse.

Assustada, a jovem foi até o Nuciber onde foi ouvida pelo delegado e apresentou o computador com o material para a coleta de provas. ‘É importante dizer que não há custo nenhum nesse serviço. Há muito picareta por aí que pede dinheiro‘, explicou.

A partir dos dados coletados, a polícia pretende chegar ao autor das ameaças. ‘Já adotamos providências na esfera judicial para identificá-lo. Ele fornecia apenas um nome, que provavelmente é falso‘, contou. O delegado não descarta que o mesmo suspeito tenha feito outras vítimas.

‘Estamos encerrando investigações semelhantes a esse caso. Pode ser até que seja a mesma pessoa usando outra identidade‘, disse o delegado. Ele aproveita e faz um alerta para que os usuários de serviços de mensagens e rede sociais que tomem cautela ao divulgar informações confidenciais. ‘As vítimas mais frequentes são adolescentes, mas acontece com adultos. Essa jovem, por exemplo, tem 27 anos‘.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna