O Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro (Naves) do Ministério Público do Paraná está em funcionamento para ajudar homens e mulheres, com orientação jurídica e apoio psicológico. O trabalho tenta minimizar o trauma nas vítimas e, ao mesmo tempo, conscientizar a sociedade sobre a necessidade de denunciar os autores de estupros.
O núcleo vai acompanhar as investigações e medidas cautelares relacionadas a estupros praticados na capital, com o oferecimento das denúncias, para maior rapidez nos processos e a responsabilização dos autores.
Segundo o 7.º Anuário Brasileiro de Segurança, 3.523 casos de estupro foram registrados no Paraná, somente no ano passado. O total é 9,5% superior ao verificado em 2011, quando foram 3.218 ocorrências.
Crianças
O Naves não atende casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, atendidos por delegacias e promotorias especializadas, para onde os adultos responsáveis ou o Conselho Tutelar devem seguir imediatamente após descobrirem o crime. O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) fica na Rua Vicente Machado, 2.560 – Campina do Siqueira. O telefone é 3270-3370.