Menos reclamações na Ouvidoria das Polícias

Os serviços prestados pelas polícias Civil e Militar melhoraram de forma expressiva em 2004. A constatação é do ouvidor das polícias do Estado do Paraná, Luiz Bordenowski. Foram 2.200 reclamações em 2003 e 1.500 este ano.

A ouvidoria é destinada ao recebimento de denúncias, reclamações e sugestões sobre o trabalho desenvolvido pelas polícias do Estado. Para Bordenowski, a redução de 30% nas reclamações significa que houve melhora nos trabalhos da polícia, uma vez que as instituições passaram a ter consciência que estão sendo severamente fiscalizadas. "A ouvidoria inibiu a violência que era cometida por policiais contra presos e cidadãos comuns, além de diminuir de forma expressiva a corrupção, uma vez que o policial é severamente punido quando a denúncia é comprovada".

Em 2003 a maioria das denúncias era de corrupção de policiais. Neste ano, as maiores reclamações da população se referem à falta de agilidade da Polícia Civil na confecção de documentos, como carteiras de identidade, uma vez que o Instituto de Identificação do Paraná ainda não é informatizado, e da lentidão nos andamentos dos inquéritos policiais.

Em relação à Polícia Militar, o sistema de emergência 190 é o campeão das reclamações. Segundo Bordenowski, apesar das investidas do governo na área de segurança, a demanda é grande e faltam viaturas e material humano.

O site da ouvidoria é o www.pr.gov.br/ouvidoriadapolicia e os telefones para contato são: 0800-410090, (41) 200-1717/ 224-3232. O órgão funciona na Rua José Loureiro, 376, 3.º andar, no centro de Curitiba. "Damos resposta a todos os casos. Além disso, a pessoa pode se manter no anonimato, conferindo as solicitações no site", ressalta Bordenowski.

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