O que deveria ser um dia de alegria para Vinícius Eduardo da Silva Andrade, 11 anos, com a chegada das férias escolares, transformou-se em tragédia, no final da tarde de ontem. Por volta das 17h30, logo após deixar a Escola Estadual Professor Narciso Mendes, no Xaxim, o garoto foi atropelado pela van escolar placa AOF-6310. O rodado do veículo passou por cima da cabeça do menino, que morreu na hora.
Vinícius estudava na 5.ª série. Por ter boas notas, entrou em férias ontem. Como de costume, assim que tocou o sinal do final das aulas, a criançada correu para a rua. Algumas entraram nos carros dos pais, que aguardavam na saída, ou seguiram a pé para suas casas. Outras, como Vinícius, correram para as vans escolares.
Manobra
Segundo testemunhas, o menino tropeçou e caiu atrás de uma das vans que, naquele momento, manobrava de ré. O condutor José Eduardo Ferreira, 39 anos, não percebeu a criança e o veículo passou por cima do garoto. Desesperados, moradores e pais de alunos chamaram o Siate, porém nada adiantou. Vinícius não pôde curtir as merecidas férias.
O subtenente Eduardo, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), contou que o motorista seria conduzido à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran). “Ele será submetido a exame de dosagem alcoólica, embora não apresente indícios de embriaguez. Também será verificada a situação da van e se preenchia todos os requisitos exigidos, como, por exemplo, a sinalização sonora para a marcha à ré”, informou Eduardo.
Revolta
Moradores da Rua Professor Narciso Mendes reclamaram da falta de organização na frente da escola. Segundo eles, no horário de entrada e saída dos alunos, a rua vira uma baderna. “A criançada sai correndo, atravessa a rua e não há ninguém para organizar a confusão. O que nos revolta é que, a duas quadras daqui, tem um colégio particular que conta com Operação Escola, com cones na frente do portão e um monitor que organiza a travessia”, disse Carlos Henrique Meira Bastos.