Levado pela vontade de se divertir, o pequeno Mateus da Silva Rodrigues, de 8 anos, não titubeou em desviar o caminho, na volta da escola, para tomar um banho no Rio Caranguejo, em Campo Largo. O colega dele, Rodrigo, de 11 anos, que o acompanhava, resolveu ir para casa. Quando voltou para brincar com o amigo, já era tarde. Mateus morreu afogado no riacho onde muitos outros meninos da região costumam se banhar.
O incidente aconteceu na BR-423, que divide os municípios de Campo Largo e Araucária. Rodrigo e Mateus eram vizinhos, estudavam juntos e estavam na 1.ª série. No começo da tarde de ontem eles voltavam de ônibus para casa. Quando desceram, Mateus resolveu parar no riacho para tomar banho. ?Eu fui para casa para ver se minha mãe deixava eu ir no rio. Ela não deixou, mas mesmo assim eu vim aqui e quando cheguei só vi as roupas do Mateus dobradas ao lado da mochila dele?, contou Rodrigo.
Preocupado com o desaparecimento do amigo, o menino foi para casa e contou para a mãe, Maria Inês Siebre, 36, que o amigo tinha desaparecido. A mulher e o filho voltaram para o rio para procurar por Mateus e, como não o encontraram, acionaram o Corpo de Bombeiros.
Os soldados entraram na água e, como o riacho é relativamente raso, com cerca de 1,5 metro de profundidade, o soldado logo encontrou Mateus e resgatou o corpo. ?Eu nunca deixo o Rodrigo vir aqui porque sei que é perigoso. Mesmo assim os garotos da região insistem em tomar banho neste lugar?, contou Maria Inês.
A suspeita dos bombeiros é de que Mateus tenha batido a cabeça, uma vez que costumava usar o barranco como trampolim.