A pequena Emília Pinotti Konzen, 5 anos, morreu ao cair do 13.º andar do Edifício Dom José, na Rua José Loureiro, quase esquina com a Rua Monsenhor Celso, centro.

continua após a publicidade

A menina, portadora de síndrome de Down, estava com a mãe, que visitava amigas, quando o acidente aconteceu, por volta das 9h50 de ontem. A mãe de Emília, Ligia Carolina Pinotti, 31, entrou em estado de choque e teve que ser encaminhada pelo Siate ao Hospital Cajuru.

A moradora do 7.º Andar, Maurina Rodrigues, relatou que estava na janela, quando viu um vulto. “Eu me assustei. Pois foi muito rápido, a menina caiu derrubando os varais. Quando olhei no vão do edifício vi o corpo estendido”, contou a mulher desesperada.

Segundo ela, é comum moradores derrubarem roupas e outros objetos. “As janelas são grandes e não têm proteção. Qualquer pessoa pode perder o equilíbrio e cair, tanto nos apartamentos quanto nos corredores”, completou.

Distração

continua após a publicidade

A dona do apartamento onde aconteceu a tragédia, Leodir Bernardino da Silva, disse que havia várias pessoas em sua residência, quando a garota foi para o quarto.

“Foi muito rápido. Supostamente ela subiu na cama e quando foi olhar pela janela perdeu o equilíbrio”, lamentou.

continua após a publicidade

O perito Silvestre Ornelas, do Instituto de Criminalística, avaliou que a queda foi uma fatalidade.

“Não há nada que pudesse indicar que a criança foi jogada. Há uma cama encostada na janela e nenhuma proteção. A menina, na sua inocência subiu na cama e caiu”.

Conforme relatou, a altura da queda foi de aproximadamente 27 metros e a menina esbarrou em alguns obstáculos.

O delegado Cristiano Quintas, da Delegacia de Homicídios, informou que será aberto inquérito policial como procedimento de rotina. “Foi uma fatalidade. A mãe não conhecia o local, não há como responsabilizá-la”, disse.

Interdição

O prédio, em novembro de 2009, foi interditado pela Comissão de Segurança de Edificação de Imóveis (Cosedi), da Prefeitura. Segundo o advogado do condomínio, as exigências dos bombeiros foram cumpridas.