Sessenta e seis pessoas foram detidas até a tarde de ontem, durante a Operação Guará, deflagrada na região de Guarapuava. Dessas, 22 foram autuadas em flagrante: oito por contrabando, sete por receptação, quatro por corrupção de menores, duas por tráfico de drogas e uma por porte ilegal de arma. Ainda foram apreendidos 79 quilos de maconha, várias armas, 1.400 projéteis de vários calibres, três veículos, diversas peças e grande quantidade de cigarros, CDs e objetos furtados.
A operação conjunta, que envolve as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Estadual e Federal, começou às 5h de ontem e prossegue hoje. ?O objetivo principal é combater o tráfico de drogas, armas, contrabandos, roubos, além de diminuir a criminalidade na região?, explicou o delegado Miguel Stadler, de Guarapuava.
Na primeira etapa da operação, realizada pela manhã, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em locais onde haviam indícios de comercialização de drogas, receptação e contrabando. Durante a tarde, os policiais vistoriaram desmanches, lojas de veículos, autopeças e postos de combustíveis. Policiais rodoviários fiscalizaram mais de 600 veículos que cruzaram as estradas da região. ?No período da noite, vamos fiscalizar os bares, lanchonetes e boates?, informou o delegado. Stadler disse que os nomes dos presos só serão divulgados posteriomente, porque ainda está sendo feita uma triagem dos detidos.
Uma das grandes apreensões ocorreu na cidade de Candói, a 70 quilômetros de Guarapuava. Havia suspeita de que um frigorífico estava sendo usado para guardar cargas roubadas. ?Havia dez armas de calibres pesados, entre elas uma escopeta calibre 12, espingardas e revólveres, além de 1.400 cartuchos de munição?, contou o delegado. O dono do frigorífico foi levado à delegacia de Guarapuava para ser ouvido.
Na BR-277, foi apreendido um carregamento de maconha em um Ford Fiesta, placas LAZ-1938, conduzido por Vandi Joaquim da Costa, 38 anos, que foi autuado por tráfico de drogas.