Uma onda de arrombamentos a residências seguidos de incêndio vem assustando os moradores e veranistas que possuem casas no município de Matinhos, no litoral do Paraná. O problema vem ocorrendo há cerca de dois anos e sempre fora de temporada, quando os imóveis permanecem fechados e vazios por grande período de tempo.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral do Paraná (Sindilitoral), José Carlos Chicarelli, comenta que os arrombamentos geralmente acontecem à noite. Os ladrões utilizam-se de velas para enxergar dentro das casas, retiram objetos – como móveis e bujões de gás – que podem ser comercializados e depois deixam as velas acesas dentro das residências, gerando incêndios. “Só no final de maio, foram verificadas quatro casas incendiadas em Matinhos. Elas ficavam próximas umas das outras, no balneário de Guacyara”, comenta José Carlos. “Provavelmente os incêndios são propositais, sendo que há suspeitas de que os criminosos os provoquem como forma de não deixar pistas. A polícia vem trabalhando bastante nas investigações, mas as ocorrências estão assustando bastante a população.”
O presidente do Sindilitoral teme que os arrombamentos seguidos de incêndios possam vir a afastar os turistas do litoral do Paraná, prejudicando o comércio e consequentemente o desenvolvimento da região.