Para roubar um fogareiro, panelas e ferros-velhos, ladrões tiraram a vida do aposentado Amilcar Wilczak, 60 anos. "Micate", como era conhecido, foi encontrado morto com uma faca cravada no pescoço, às 11h de ontem, na Rua São Vicente de Paula, 238, no centro de Araucária. A irmã da vítima achou o corpo caído no chão de um dos quartos da casa, quando chegou para visitá-lo.
O superintendente da delegacia de polícia local, Edson Vieira Andrade, informou que o aposentado era alcoólatra e morava sozinho. Amílcar era vítima freqüente de roubos, por ter a saúde fragil devido ao álcool e idade avançada. Por seguidas vezes desocupados invadiram a casa do aposentado para roubar o dinheiro da aposentadoria. Como ele ainda não tinha recebido o salário, os assassinos retiraram alguns utensílios da casa e o mataram. "São catadores de papéis e cuidadores de carros, que ficam nas proximidades. Há dois meses estavam incomodando o aposentado", informou o policial.
A perícia apurou que o corpo de Amilcar estava no local há dois dias. "Ele foi visto pela última vez no sábado, data provável do crime. Ontem a irmã do aposentado esteve na casa dele para buscá-lo. Ela iria interná-lo devido ao problema do alcoolismo, mas o encontrou morto", lamentou o policial.
Edson Andrade observou que a casa do aposentado fica em local isolado, embora seja localizada no centro da cidade. "Ao lado há outra residência, abandonada, que serve de ponto para desocupados, que usam o local para beber, usar drogas e dormir." Ontem, os policiais vistoriaram a casa, mas não encontraram nenhum dos desocupados. "Estamos investigando. Por enquanto não temos nomes, mas trabalhamos para apurar e punir os culpados", afirmou Edson Andrade.